Ex-aluno do Senac abre as portas de seu sonho

Relato o descripción: 

Filho de agricultores do interior de Goiás, Durley Soares da Silva começou a trabalhar aos 7 anos para sustentar a família. Foi vendedor, engraxate, vigia de carros e morou nas ruas do DF por sete meses. Não frequentou escola quando criança. Aprendeu a ler e a escrever sozinho. Hoje, aos 32 anos, é proprietário da Tapiocaria Raízes do Sertão, empreendimento que virou franquia e que, em breve, abrirá 18 lojas no país.

Essa história de superação se iniciou no Senac no Distrito Federal, quando o jovem decidiu se especializar na função de garçom. Esse foi o primeiro passo rumo ao mundo do trabalho. Após alguns anos e várias experiências profissionais, voltou ao Senac para mais especialização. "Quando recebi da minha esposa a notícia de que seria pai, decidi me profissionalizar para conseguir um bom emprego e dar melhores condições de vida para a minha filha que estava para chegar".

Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) ele conseguiu uma bolsa de estudo para o curso Garçom Básico. Foi um dos destaques na turma e conseguiu emprego quando ainda estava na metade do curso. "Recebi o convite da pizzaria em que fazia estágio para ser auxiliar de garçom. Fui contratado e dois dias depois me tornei gerente", orgulha-se. Com espírito empreendedor, Silva conseguiu melhorar o movimento da casa e ficou por dois anos no cargo. E só saiu para abrir o próprio negócio. 

 Voo solo

O jovem empresário faz questão de ressaltar que parte de seu sucesso profissional se deve ao que aprendeu na Instituição. Segundo ele, os instrutores são bem preparados e ensinam muito mais do que ser um bom profissional. "Sabem motivar o aluno para enfrentar o mercado de trabalho". 

Para abrir seu empreendimento, Silva procurou novamente o Senac no Estado e fez mais dois cursos em 2010: Cozinheiro e Etiqueta Social. Silva diz que na tapiocaria faz um pouco de tudo. "Sou chef de cozinha, gerente, especialista em recursos humanos, garçom, caixa." Mas afirma com orgulho que o que mais gosta de fazer é ser garçom. "Às vezes me esqueço de que sou empresário. Quando me perguntam qual profissão exerço, digo que sou garçom. Gosto muito de servir as pessoas. Agora não tenho muito tempo, mas sempre que posso faço questão de atender pessoalmente meus clientes".

Durley afirma que é a prova de que os sonhos podem se tornar realidade quando você acredita e vai em busca da realização: "Só você tem o poder de realizar seus sonhos. Para isso, é importante que tenha um projeto e estabeleça parâmetros dentro daquilo que se propõe a fazer".

Crédito da foto: Jessen Peixoto

Portugués (brasileño)