Programa educação para o trabalho: novas conexões. SENAC-SP. Brasil

País: 
Brasil
,
BR
Alcance geográfico: 
Local
Fecha ejecución inicio: 
2009
Fecha ejecución fin: 
2010
Objetivos: 

Contribuir para a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade.

Población objetivo: 

Jovens socialmente desfavorecidos, de 14 a 21 anos, cursando o Ensino Fundamental, cujo padrão de oportunidades de desenvolvimento mostra-se incompatível com as atuais exigências de desempenho profissional observadas nos segmentos emergentes do mundo do trabalho.

Descripción: 

O Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões visa atender a uma nova sociedade que se desenha – a sociedade do conhecimento – para isso foca na participação social ativa, na atitude empreendedora e nas possibilidades de conexões virtuais e presenciais como possibilidade de inserção na sociedade e no mundo do trabalho.
Respeita um planejamento por competências e adota ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento, o desenvolvimento do pensamento sistêmico e o protagonismo do jovem no seu processo educacional.


Factores clave: 
  • Metodologia educacional de sucesso na promoção de jovens socialmente desfavorecidos.
  • Atualização constante de conteúdos para garantir assuntos e temas relevantes e atuais adaptados à realidade de cada turma.
  • Desenvolvimento local e metodologia de redes – ferramentas alternativas para a organização participativa do trabalho e da sociedade, presente em todo desenvolvimento do Programa. Abrangência: poderá ser desenvolvido diretamente nas comunidades.
  • Benefícios agregados: além dos jovens, envolve famílias, empresas e organizações e agentes da comunidade.
  • Contribuir com o desenvolvimento local.
Evaluación: 

O Programa obtém, entre programas similares, um dos mais altos índices de inserção de jovens no mundo do trabalho-57%, sendo 76% deles absorvidos no mercado formal -tem contribuído para mudanças efetivas e duradouras na vida dos jovens que passam a valorizar mais os estudos. Postura empreendedora está presente nas atitudes cotidianas dos jovens.

Resultados: 
  • Em 12 anos, mais de 50.000 jovens capacitados em todo o Estado de São Paulo.
    As mudanças comportamentais são percebidas e se sustentam em diferentes graus: algumas afetaram a forma de pensar e de sentir dos jovens.
  • Postura ética e cidadã é algo assimilado como conceito e enquanto idéias.
  • Os jovens creditam ao Programa suas maiores mudanças, que estão nos aspectos relacionados à auto-estima, autoconfiança, iniciativa e perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.
  • O Programa melhorou os relacionamentos familiares e de amizades, tornando-os mais cooperativos, interativos e harmoniosos.
Financiamiento: 
Recursos próprios da Instituiçãoe de investimentos de empresas e organizações parceiras.
Información de contacto: 
SENAC-SP Rua Doutor Vila Nova, 228 - 7º andar Vila Buarque, São Paulo CEP 01222-903 Tel.: 0800 883 2000 http://www.sp.senac.br/