Capacitação de professores e gestores para educação profissional. Centro Paula Souza. Brasil
Podemos dividir o programa em dois objetivos principais:
- Manter o quadro de professores atualizados nos aspectos técnicos de suas disciplinas e em metodologias de ensino.
- Formar professores para atuarem como gestores escolares
Professores das escolas técnicas e funcionários administrativos
Estrutura de Gestão de Projetos
A Unidade de Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza mantem uma Coordenadoria (Cetec) com responsabilidade principal sobre a adequação dos currículos, a capacitação dos docentes e cumprimento das legislação que subordina a educação profissional de nível médio. Hoje, estão subordinados à CETEC 173 escolas técnicas com cerca de 8 mil professores e 120 mil alunos matriculados. A Cetec adota um sistema de gestão por projetos para atender seus objetivos institucionais corporativos nas áreas de sua responsabilidade.
Projetos de Capacitação para Docentes
Etapas/ descrição.
Definição dos objetivos e metas
Com base na análise dos indicadores de desempenho dos anos anteriores e na demanda futura por formação profissional no Estado, são definidos os objetivos das capacitações e para cada objetivo uma meta exequivel dentro dos recursos físicos e humanos da Instituição.
Proposição e avaliação de projetos de capacitação
Professores propõem projetos de capacitação para serem desenvolvidos durante o ano. Esses projetos são editados em um sistema informatizado ( Software de Apoio à elaboração de Projetos- SAEP)e avaliados com relação ao alinhamento às metas, custos e alcance. Uma vez aprovados o proponente se afasta parcialmente ou integralmente das suas aulas para condução do projeto de capacitação naquele ano.
Desenvolvimento e controle dos projetos
Os projetos de capacitação variam conforme competências que serão desenvolvidas, público alvo e modalidade de ensino ( á distância, presencial ou alternada). As atividades envolvidas nos projetos são relatadas pelos professores responsáveis pelos projetos e monitoradas pelo SAEP, que emite relatórios em tempo real sobre o status de desenvolvimento de cada projeto ao longo do ano, permitindo intervenções e mudanças de estratégia.
Relatório e avaliação.
O resultado final do conjunto de projetos é avaliado quanto ao cumprimento das metas e impacto na qualidade de ensino oferecido pela Instituição. As melhores estratégias de capacitação são levantadas e disseminadas com o objetivo de serem consolidadas no ano seguinte.
- O próprio sistema de gestão por projetos.
- A utilização de um sistema informatizado de gerenciamento de projetos adequado ao ambiente da educação pública.
- Habilidade dos gestores de convidarem professores especializados e experientes para capacitar outros professores, reconhecendo e valorizando os profissionais que se empenham na busca de práticas e conhecimento que agregam valor para os serviços educacionais da Instituição.
- Contato e parceria com empresas do setor produtivo para organizarem palestras e visitas nos cursos atualização técnica dos professores do CPS.
- Sistematização dos processos: com etapas e procedimentos bem definidos.
- Utilização crescente das TICs.
- Diversidade de competências no quadro funcional da Instituição.
O programa a cada ano amplia o seu alcance e pode ser uma prática para outras Instituições públicas, principalmente da área da educação.
Em 2009 foram 12,7 mil certificados emitidos com uma média de 40 horas por participante.
Melhoria continua dos serviços educacionais prestados pela Instituição, o que é evidenciado pela melhoria dos índices de evasão escolar, índices de empregabilidade e manutenção da demanda pelos cursos técnicos e pelo ensino médio mesmo com a ampliação da oferta de vagas.