Telecurso TEC. Centro Paula Souza. Brasil
- Possibilitar a inclusão de adolescentes, jovens e adultos por meio da formação profissional e preparação para o mercado do trabalho, ampliando-lhes as oportunidades de fazer um curso técnico na modalidade de educação a distância, oferecendo-os na forma semi-presencial, on line e aberta.
- Promover a democratização da oferta de ensino público profissional de qualidade, atingindo comunidades que, de outra forma, por motivode distância e de deslocamento por meio de transporte público, dehorário de trabalho ou de algum tipo de deficiência motora, visual ouauditiva apresentam dificuldade emfreqüentar os cursos regulares presenciais que são oferecidos pela nossa Instituição e por outras.
- No momento, oferecemos os cursos técnicos de nível médio deGestão de Pequenas Empresas, Administração Empresarial eSecretariado/Assessoria, nos formatos semi-presencial e aberto, em três módulos, o que torna possível a formação profissional completa em 1 ano ou 1 ano e meio, conforme seja a modalidade aberta ousemi-presencial.
Adolescentes, jovens, adultos –alunos do ensino médio ou já concluintes, trabalhadores ou não, de comunidades de alta vulnerabilidade social (sobretudo nos casos da parceria com as SEE de São Paulo e SME de São Paulo) de comunidades carentes.
O Programa Telecurso é produto da parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, com a Fundação Roberto Marinho.
Os cursos na modalidade semi-presencial e na modalidade on-line têm carga horária de 800 horas, sendo metade delas destinadas aatividades presenciais, que os alunos desenvolvem com o acompanhamento de, respectivamente, um Orientador deAprendizagem e um Tutor.
A outra metade corresponde às atividades individuais ou em grupoque os alunos realizam fora das chamadas TEC-salas (na modalidade semi-presencial) ou além daquelas desenvolvidas no ambiente virtual, fora dos momentos em que estão em contato com o tutor (namodalide on-line).
São três módulos para cada um dos cursos oferecidos. Os módulos 1e 2 proporcionam, ao término, avaliação e certificação em umaqualificação profissional. Ao concluir o módulo 3, o aluno obtém a habilitação profissional correspondente ao curso que fez.
- Curso de Técnico em Administração Empresarial: qualificaçõesintermediárias – Assistente de Planejamento (mod. 1), Auxiliar Administrativo e financeiro (mod. 2).
- Curso de Técnico em Gestão de Pequenas Empresas:qualificações intermediárias: Assistente de Planejamento (mod. 1), Gerente Administrativo (mod. 2).
- Curso de Técnico em Secretariado e Assessoria – Assistente de Planejamento (mod. 1) – Auxiliar de eventos (mod. 2).
Como se pode perceber, o módulo 1 é o modulo básico para os trêscursos. Isso, inclusive, facilita ao aluno fazer mais de um dos cursos, iniciando o segundo e o terceiro deles pelo módulo 2, caso tenha jácursado e sido promovido no primeiro.
Nas TEC-salas, o aluno é assistido por um professorOrientador de Aprendizagem, que é o responsável pelo planejamentoe organização das atividades de aprendizagem, registros defreqüência, avaliação formativa e apoio ao aluno em geral, trabalhando com uma metodologia que consiste em sensibilizá-lo para o estudo e auxiliá-lo a organizar e sistematizar os conhecimentos, habilidades e valores trabalhados tanto presencialmente quanto nashoras de atividades não presencial. Oaluno é orientado a ser protagonista de sua aprendizagem e motivado a pesquisar e ampliarsua formação, consultando diversas fontes e utilizando-se de diversas mídias.
Na modalidade aberta, os alunos são os únicos responsáveispela sua formação, mas podem contar com os mesmos materiais didáticos utilizados nas outras modalidades.
Os materiais didáticos para cada curso, elaboradosespecialmente para o Telecurso TEC são: o livro do aluno (um paracada módulo), os programas de TV (75) , apresentados em três canais de Televisão (Globo, Futura e Cultura) em 4 horários diferentes e ereproduzidos em DVD, além de outros recursos como informações,notícias, artigos, dicas para pesquisa e etc, apresentados no ambiente virtual do portal de acesso do Telecurso TEC.
Até o momento, a modalidade on-line ainda não foi oferecida.
Os livros são a fonte principal de consulta para o alunos. Eles são compostos de 15 capítulos, os quais – em linguagem dialogada, com ilustrações chamativas e pertinentes, links diversos,propostas de atividades e de avaliação, intertextos e glosario –t trabalham os diversos temas relacionados com a vida profissional, demaneira integrada e interdisciplinar, aliando teoria e prática o tempotodo.
Os programas de TV, também apresentados em vídeos, foram produzidos em formato atraente ao jovem e possibilitam aoaluno conhecer empresas, empresários e vários tipos de profissionaise trabalhadores relacionados à sua futura qualificação/habilitação,constituindo-se como complemento fundamental do livro, pois correspondem, na maior parte das vezes, às visitas técnicas, àsentrevistas e às palestras que, nos cursos regulares e totalmentepresenciais nem sempre são possíveis de serem feitos com tantafrequência.
Como os horários de exibição dos programas de TV nem sempre são acessíveis aos alunos, faz parte dos encontrospresenciais a exibição e análise dos vídeos desses programas.
Para todos os alunos, quaisquer que sejam as modalidades, há um exame público presencial no final de cada módulo, que lhesconfere, se aprovados, certificado de qualificação (1º e 2º módulos) ede habilitação profissional (3º módulo). Esses certificados têm a mesma validade dos emitidos para os alunos dos cursos totalmentepresenciais oferecidos pelo Centro Paula Souza.
O exame presencial e a certificação de competências dosalunos é responsabilidade do Centro Paula Souza e as provas dessesexames são elaboradas e revisadas por professores especialistas daprópria Instituição.
Os três cursos foram elaborados por um Laboratório de Currículo, composto por professores especialistas em formação Profissional\técnica e/ou pedagógica, do Centro Paula Souza, e porespecialistas em educação a distância e em pedagogia, da Fundação Roberto Marinho. Todos eles tiveram como referência os cursos presenciais oferecidos pela Instituição, mas foram adequadosàs características das modalidades a distância e ao tempo de execuçãode cada módulo, com todo o cuidado possível para que sepreservasse a mesma qualidade do ensino presencial oferecido pela Instituição. Também houve uma grande preocupação com aatualização dos temas a serem abordados.
Sendo assim, embora a organização curricular seja amesma, as competências pessoais e técnicas de cada disciplina damatriz curricular dos cursos presenciais (com suas respectivas habilidades, bases tecnológicas e valores) são desenvolvidassegundo uma metodologia interdisciplinar, seguida tanto naelaboração dos capítulos do livro, como na produção dos programasde TV e na formulação de atividades de aprendizagem e de avaliação, que enfocam o tratamento dos diversos temas e propõem asatividades de trabalho para o aluno a partir de casos e desafios queacontecem na prática do profissional a ser formado.
O Programa Telecurso TEC é desenvolvido pelo CEaD(Centro de Educação a Distância) da Coordenadoria de EnsinoTécnico (CETEC) do Centro Paula Souza.
O núcleo pedagógico do CEaD é constituído porCoordenação Pedagógica e Mediação Pedagógica, que desenvolvemcursos de formação inicial e formação continuada para Coordenadores de Orientadores de Aprendizagem e paraOrientadores de Aprendizagem.
Os Coordenadores de Orientadores de Aprendizagematuam como responsáveis por equipes de Orientadores deAprendizagem, oferecendo apoio e subsídios pedagógicos e técnicos na realização dos trabalhos com os alunos. Participam mensalmente das reuniões de acompanhamento e avaliação, realizadas na sede doTelecurso TEC; participam da formação presencial inicial, antes docomeço de cada módulo, da formação continuada – via ambiente virtual – visitam as TEC salas onde trabalham os integrantes daequipe que está sob sua responsabilidade, em termos de formação,acompanhamento e avaliação e mantém contato diário, via ambientevirtual, com os Orientadores e o seu Mediador Pedagógico.
As TEC salas são equipadas com recursos audiovisuaisnecessários à exibição dos vídeos e com um computador, utilizadoprincipalmente pelo Orientador de Aprendizagem para registrosacadêmicos e participação do Programa de Formação Continuada,mediado pelo seu Coordenador.
Os Coordenadores de Orientadores, por sua vez, são,apoiados e avaliados pelo Mediador Pedagógico, que estabelece o eloentre eles e os Coordenadores Pedagógicos, que são os que propõemguias de orientação para o trabalho nos encontros presenciais, propostas de metodologias de avaliação e auto-avaliação de professores e alunos, textos e atividades a serem trabalhadas no Programa de Formação Continuada e coordenar as equipes deelaboradores e revisores de questões das provas dos exames presenciais.
- Uso de técnicas pedagógicas, de gestão, utilização de recursos didáticos e outros que sejam considerados.
- A Gestão do Projeto é compartilhada pelas Instituições Parceiras: Centro Paula Souza e Fundação Roberto Marinho. Há atribuições diferentes entre elas mas também compartilhamento em muitas outras. Ao Centro Paula Souza (CPS), exclusivamente, compete a avaliação e certificação dos alunos, por meio da realização de exames presenciais. À Fundação Roberto Marinho (FRM), exclusivamente, compete o monitoramente via ambiente virtual. É da competência da FRM a realização das Oficinas de Capacitação dos Coordenadores de Orientadores e de Orientadores de Aprendizagem e o Programa de Formação Continuada, mas em ambos os casos os trabalhos desenvolvidos são compartilhados pelos integrantes da equipe do Centro Paula Souza..
- Os livros didáticos foram publicados pela FRM, mas houve participação de professores do CPS em relação às propostas de temas e de como tratá-los, além da supervisão de conteúdos.
- Os fatores de sucesso têm sido a oportunidade depromover estágios para os alunos e elevar as oportunidades de empregabilidade para eles e para os já qualificados nos diversos módulos dos cursos oferecidos.
- A participação dos alunos na abertura de pequenos negócios familiares, apoiados na experiência desenvolvida no curso de Gestão de Pequenas Empresas.
- A oferta do mesmo para comunidades de alto índice de vulnerabilidade é um outro fator, dado que, sem o Programa, os jovens provavelmente demorariam ou talvez em pudessem se qualificar profissionalmente.
- A metodologia de trabalho e os materiais didáticos inovadores, além do objetivo de trabalhar pela inclusão social, tem despertado grande interesse, empatia e motivação em coordenadores de orientadores e em orientadores de aprendizagem.
Conclusões e aprendizagens
A prática do Programa obrigou a diversas adaptações no modeloconcebido inicialmente, o que demandou uma grande flexibilidade dosparticipantes para corresponderem com eficiência às novas demandas daí decorrentes.
Houve necessidade de alterar cronogramas, devido às característicaspeculiares dos novos parceiros, o que implicou em retrabalho; elevou-se o número de exames presenciais, devido a tais alterações e às ausências de alunos; e não foi possível dar à modalidade aberta asmesmas oportunidades de realização de exames presenciais devidoàs demandas sempre crescentes da modalidade presencial.
Os materiais para formação dos Coordenadores, Orientadores e alunos bem como a forma de apresentá-los e trabalhá-los passou por inovações para atender melhor ao perfil dos envolvidos.
Uma das aprendizagens principais está relacionada com os contratos.A idéia é de que algumas normas e o cronograma de início e fim do módulos e dos exames presenciais em qualquer parceria que se firmesejam compatíveis com uma certa padronização de eventos, de modoque as equipes de trabalho, os programas de TV, a edição dos livros ede outros materiais, a seleção e as capacitações de professores possam ter tempos certos para ocorrerem e possam ser planejadoscom antecedência adequada.
A conclusão é de que o Programa é de grande utilidade social eprecisa ser mais divulgado para as comunidades mais carentes e paratrabalhadores que necessitam de requalificação.
Também a extensão do programa a pessoas com deficiência motora,visual e auditiva precisa ser incrementada, com o estabelecimento decontato com associações a elas ligadas e com empresas quepossuem trabalhadores nessas condições.
Os modelos dos materiais didáticos e dos testes de avaliação decompetências – inovadores -podem inspirar novas publicações, áudio visuais e serem divulgados em palestras, simpósios, congressos eem publicações.
A divulgação dos princípios, dos materiais, da metodologia, dos procedimentos didáticos e de avaliação poderá contribuir para aquebra ou diminuição do preconceito que, infelizmente, ainda atinge aEaD.
Um problema a ser solucionado é a forma que deve ser dada ao monitoramento via ambiente virtual e o seu uso para fins pedagógicos, principalmente de prevenção à evasão de alunos.
- Aumento da disponibilidade de formação, novas formas, novas vagas, serviços a empresas/comunidades, outros.
Com o objetivo de democratizar sempre mais o acesso ao ensino técnico de nível médio, a proposta é abrir novas turmas nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza; ampliar a oferta de exames presenciais para a modalidade aberta; contatar empresas e instituições diversas que têm interesse em apoiar a educação de jovens e adultos com deficiências; divulgar o Programa em sindicatos de trabalhadores; abrir possibilidades de novas parcerias com outras Secretarias de Educação.
Até o momento, conforme o curso e módulo, os números de alunos que o Telecurso certificou foram os seguintes:
- Qualificação de Assistente de Planejamento: 11.265 alunos (mod. I)
- Qualificação de Auxiliar Administrativos: 42 alunos (módulo II)
- Qualificação de Gerente Administrativo: 5.445 alunos (módulo II)
- Qualificação de Auxiliar de Eventos: 11 alunos (módulo II)
- Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Administração Empresarial :96 alunos.
- Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Gestão de Pequenas Empresas: 4.829.
- Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado e Assessoria: 41 alunos.
Total: 21.729 alunos.
Ainda não temos, até o momento, dados de alunos que serão certificados na modalidade aberta, módulo 1, cujo exame foi realizado em dezembro de 2009, e do módulo 3, co curso Cestão de Pequenas Empresas (SEE de São Paulo), porque haverá um exame no final de fevereiro, para os faltosos do exames realizado em dezembro de 2009.