Projovem Urbano. SENAC-PE. Brasil
Objetivo Geral: proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:
- Formação básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;
- Qualificação profissional, com certificação de formação inicial;
- Participação cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não concluíram o 2º Fundamental e estejam devidamente matriculados e freqüentes no Programa.
Inclusão e inserção de jovens, em situação de vulnerabilidade social, a traves da re-inserção no processo de escolarização, a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho, a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público, a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e a ampliação do acesso dos jovens à cultura.
Os jovens são preparados as ocupações de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias, vendedor ambulante, operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing, assistente de vendas, auxiliar de administração em hospitais, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas, atendente de farmácia, manicura/pedicura, depilador, cabeleireiro e maquiador, por intermédio de 130 horas de aulas práticas, por arco de ocupação profissional.
Para viabilizar a concepção interdimensional do ProJovem Urbano, é necessário que sua gestão seja inter-setorial e compartilhada pelos órgãos de administração de políticas de juventude, educação, trabalho e desenvolvimento social, em todos os níveis de implementação.
Nesse sentido, um aspecto crucial é a criação/implementação/potencialização de instâncias da juventude, tais como secretarias estaduais, municipais e do DF de juventude e conselhos que possam promover a transversalidade da política e dar sustentação às coordenações locais para articular, nesses níveis, as diferentes dimensões do ProJovem Urbano.
Os cursos favoreceram possibilidades de mudanças nas atividades profissionais dos alunos e promoveram uma melhoria em sua qualidade de vida. Ao término da parte prática dos arcos profissionais os participantes demonstram grande satisfação e motivação para obter uma colocação no mercado de trabalho, relatando experiências exitosas, tanto no âmbito familiar quanto profissional.
- Desenvolvimento da postura profissional dos alunos com responsabilidade e comprometimento
- Melhor conduta e postura educacional no convívio social
- Habilitação nas atividades das ocupações dos cursos
- Apropriação de linguagem técnica da ocupação
- Utilização de equipamentos e procedimentos de forma adequada
- Comportamento crítico e ético, aplicando no dia-a-dia os conhecimentos construídos e as práticas vivenciadas
- Habilidade no desempenho das diferentes ocupações
- Maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho
- 86 jovens receberam certificados de conclusão do curso em Sorocaba (SP)