Programa Pernambucano de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes - PPEVES. SENAC-PE. Brasil
Inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade, voltado para a adoção de uma política de desenvolvimento da promoção do turismo sustentável e de proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual no turismo.
Jovens, de 16 a 26 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade.
O Programa foi idealizado pelo Instituto WCF-Brasil com recursos do Ministério do Turismo para a inclusão social de 240 jovens nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Olinda e Recife.
Foram realizadas ações educativas que vão desde, a vivência em sala de aula dos aspectos teórico-práticos da qualificação profissional a ser desenvolvida pelos adolescentes e jovens como também experiências em atividades extraclasse, como visitas a hotéis, pousadas e a participação em eventos e passeios turísticos. Também foram realizadas aulas vitrines que tiveram como objetivo de apresentar os alunos ao Trade Turístico local que foram realizadas nos quatro municípios.
A capacitação preparou profissionais em: atendente de lanchonete; auxiliar de cozinha; bartender; camareira; cumins (auxiliar de garçom) e gestor de pequenos hotéis e pousadas.
- Para a garantia da qualificação profissional de qualidade o Instituto WCF buscou parceria com o SENAC-PE.
- A mudança pessoal inicia-se a partir da motivação do sujeito.
- O estímulo social é apenas uma das variáveis para esta mudança.
- A promoção do turismo sustentável e de proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual no turismo, promove a melhoria da empregabilidade e da produtividade.
Em 2009, 74% dos capacitados foi inserido no mercado de trabalho. Em 2010, foi 80%.
Representa uma alternativa concreta de mudança de vida desses jovens e adolescentes, no entanto não se apresenta como a única solução.
Em 2009, 193 jovens foram capacitados. Em 2010, foram treinados 300.