Programa educação para o trabalho: novas conexões. SENAC-SP. Brasil
Contribuir para a inclusão de jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade.
Jovens socialmente desfavorecidos, de 14 a 21 anos, cursando o Ensino Fundamental.
O Programa Educação para o Trabalho – Novas Conexões visa atender a uma nova sociedade que se desenha – a sociedade do conhecimento – para isso foca na participação social ativa, na atitude empreendedora e nas possibilidades de conexões virtuais e presenciais como possibilidade de inserção na sociedade e no mundo do trabalho.
Respeita um planejamento por competências e adota ações participativas e autônomas, a construção do conhecimento, o desenvolvimento do pensamento sistêmico e o protagonismo do jovem no seu processo educacional.
Destacam-se a execução de três planos de trabalho. O primeiro direcionado a ações de melhorias na comunidade, o segundo a elaboração de um plano de profissional ou de negócio que a visaprospecção do futuro profissional e das ações para implementá-las, e o terceiro a criação de um blog como ferramenta de comunicação, conexões e inserção social e profissional.
Os jovens são motivados a realizar fóruns, um profissional e o outro social que foram pensados justamente por constituir-se em um espaço democrático de compartilhamento de idéias e saberes, possibilitar a aplicação prática das competências desenvolvidas durante o Programa, além do contato com diferentes profissionais e atores sociais, resultando em maior segurança para atuação futura e expansão da rede de relações e das oportunidades de inclusão.
- Metodologia educacional de sucesso na promoção de jovens socialmente desfavorecidos. Utiliza-se estratégias diversificadas de aprendizagem que instigam a curiosidade e os questionamentos,favorecendo o aprender a aprender para a construção de novos saberes e a produção de idéias.
- Atualização constante de conteúdos para garantir assuntos e temas relevantes e atuais adaptados à realidade de cada turma.
- Desenvolvimento local e metodologia de redes – ferramentas alternativas para a organização participativa do trabalho e da sociedade, presente em todo desenvolvimento do Programa. Abrangência: poderá ser desenvolvido diretamente nas comunidades.
- Benefícios agregados: além dos jovens, envolve famílias, empresas e organizações e agentes da comunidade.
- Contribuir com o desenvolvimento local.
- Realização de visitas orientadas que acontecem em momentos pontuais e em diversos locais da comunidade e ambientes organizacionais.
- Conta com atividades culturais que visam favorecer o desenvolvimento cultural e social dos jovens ampliando o seu repertório e refinando a sua percepção de mundo.
- O Programa obtém, um dos mais altos índices de inserção de jovens no mundo do trabalho-57%
- 76% deles absorvidos no mercado formal -tem contribuído para mudanças efetivas e duradouras na vida dos jovens que passam a valorizar mais os estudos.
- Postura empreendedora está presente nas atitudes cotidianas dos jovens.
- Em 12 anos, mais de 50.000 jovens capacitados em todo o Estado de São Paulo.
As mudanças comportamentais são percebidas e se sustentam em diferentes graus: algumas afetaram a forma de pensar e de sentir dos jovens. - Postura ética e cidadã é algo assimilado como conceito e enquanto idéias.
- Os jovens creditam ao Programa suas maiores mudanças, que estão nos aspectos relacionados à auto-estima, autoconfiança, iniciativa e perspectivas de desenvolvimento pessoal e profissional.
- O Programa melhorou os relacionamentos familiares e de amizades, tornando-os mais cooperativos, interativos e harmoniosos.