Programa Competências Transversais: cursos a distância. SENAI. Brasil
Promover a iniciação no mundo do trabalho, para os jovens, e a atualização de competências de trabalhadores por meio da oferta de cursos a distância sobre temas atuais e presentes na formação de todas ocupações profissionais.
Jovens estudantes e trabalhadores a partir de 14 anos de idade e a partir do 8º ano do ensino fundamental. Não há restrição de idade máxima para participar dos cursos do programa.
Cada curso do programa tem uma versão para Internet e uma versão com material impresso. O tema é o mesmo, os objetivos e conteúdos são os mesmos, mas a linguagem, as ilustrações e personagens do curso on-line e do curso impresso são distintos.
Nos cursos on-line, o design educacional apresenta situações do cotidiano nas quais os conceitos e conteúdos do tema do curso são elementos para resolução de problemas. Há textos, ilustrações, animações ou flip-books e as atividades de avaliação são interativas, incluindo jogos e questões de múltipla escolha com resposta automática.
Nos cursos com material impresso, o desafio do design educacional é criar a interatividade do aluno-leitor com o recurso didático. A opção foi pela quebra da estrutura linear do texto, formatando cada livreto como um jogo RPG (role playing games), uma revista de variedades ou de quadrinhos japoneses (mangá), uma analogia com site de comunidade virtual ou um jogo de caça ao tesouro. As ilustrações foram adequadas para a linguagem de cada publicação, incluindo atividades lúdicas e de avaliação.
A oferta do programa foi iniciada com cinco cursos: educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, segurança do trabalho e tecnologia da informação e comunicação. Em 2010, foi lançado o curso de propriedade intelectual.
Um incremento de tecnologia educacional implantado no 2º semestre de 2010 foi a interação por meio das mensagens de texto (SMS) enviadas para os celulares dos alunos.
O programa possibilitou a criação da parcerias com secretarias de governos estaduais e municipais, com organizações não-governamentais e com empresas privadas que se uniram ao SENAI com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais dos jovens e dos trabalhadores.
- Engajamento da alta liderança e o alinhamento institucional.
- Mobilização de equipes multicompetentes trabalhando em cooperação e o mapeamento das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
- Liderança e motivação.
- Monitoramento do desempenho e comunicação.
Inovação tecnológica:
- Envio de mensagens de texto (SMS) para o celular dos alunos.
- Os cursos on-line são realizados em ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
Inovação de gestão:
- Primeira experiência de oferta de cursos a distância com adesão em todas as Unidades da Federação (cobertura nacional).
- As equipes de acompanhamento da aprendizagem foram capacitadas para implantação dos cursos e recebem apoio técnico semanal, sob demanda, e apoio financeiro anual.
- A campanha de divulgação é nacional, com peças publicitárias para diversas mídias.
Inovação pedagógica:
- Desenvolvimento de todos os cursos do programa em duas versões: com material impresso (sem necessidade de acesso à Internet) ou on-line (sem distribuição de recursos tangíveis).
- Linguagem lúdica e interativa, tanto no material impresso como no on-line.
- Inserção dos cursos a distância do programa no itinerário formativo de qualificações profissionais presenciais, criando cursos blended learning.
Avaliação do programa realizada pelo SENAI en novembro de 2010:
Principais questões apontadas:
- Importância do programa para o desempenho físico do SENAI (grande número de matrículas) decorrente da qualidade dos cursos do programa.
- O programa é um incremento da visibilidade dos cursos a distância diante dos públicos interno e externo.
- Demanda para a criação de mais títulos de cursos para o programa.
- Demanda para estudos e providências de redução da evasão nos cursos on-line do programa.
Reposicionamento do SENAI junto aos clientes:
- O programa Competências Transversais aumentou a visibilidade da Rede SENAI de Educação a Distância junto a empresas, órgãos de governo, instituições parceiras e cidadãos de todo país.
- O impacto dos cursos a distância no total de matrículas do SENAI cresce ano a ano e o programa Competências Transversais é o principal produto dessa modalidade nos últimos dois anos.
Como reconhecimento externo, o conselho de notáveis que concede premiação anual às principais iniciativas de e-learning do Brasil considerou o programa como vencedor do Prêmio E-learning Brasil 2010-2011.
Publicaçao de um livro, integrante da Coleção Educação para a Nova Indústria, que retrata como diversos países incorporam os temas transversais na educação, definindo-os como fundamentos para uma formação integral que aproxima cidadania, educação e trabalho.
Em 2008, os cursos a distância foram 2% do total de matrículas do SENAI; em 2009, 11%; e 17% em 2010.
As Secretarias de Educação de diversos Estados e Municípios do Brasil incluíram os cursos do programa nas atividades curriculares complementares dos estudantes das escolas públicas de nível médio e das séries finais do ensino fundamental (a partir de 14 anos).