Volumen 11 n. 2 (2018): Revista Competência - SENAC RS

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS es una publicación de periodicidad semestral. La revista publica artículos y resultados de investigaciones inéditas en áreas de de educación, moda, gestión y negocios, comunicación e información, hospitalidad y ocio; en lengua portuguesa, inglesa y española.

El último Volúmen editado es el V. 11 n. 2 (2018): Revista Competência

Editorial

Eventos recentes, como incêndios a museus importantes, ilustram o descuido e o descaso com nossa memória, com a história do nosso país e nos fazem compreender a importância de melhorar o futuro mediante o cuidado com nosso passado.
O Senac tem 72 anos. Muitas pesquisas, projetos, trabalhos de conclusão e materiais diversos foram produzidos nessas décadas. Um dos desafios da instituição é fazer com que esse conhecimento não se perca. Quando implantamos a educação superior, criamos a revista Competência, como forma de estimular a produção acadêmica e, sobretudo, disseminar esse conhecimento, de modo científico e considerando as regras de instituições que avaliam esses periódicos. Passados 10 anos, acredito que conseguimos cumprir esse papel. Muitos autores publicaram na revista nesse período, enriquecendo-a com conteúdo ligado especialmente ao comércio de bens, serviços e turismo.
O cenário mudou muito nesses 10 anos e deverá alterar ainda mais rápido na próxima década. O ano de 2019 começa com um novo governo no Brasil, enfrentando uma série de dificuldades: políticas, econômicas, tecnológicas, sociais, éticas. A educação permeia todas elas. O país necessita priorizar a educação, especialmente o nível básico. Precisamos que nossos estudantes concluam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em condições adequadas de leitura, matemática e ciências e, em especial, ciente da sua responsabilidade como cidadão. Assim sendo, ficará mais fácil desenvolver suas competências no nível superior. O Senac-RS utilizará sua experiência e estrutura para auxiliar nesses desafios. Continuaremos incentivando, dentro do nosso modelo pedagógico, para que as competências apropriadas sejam canalizadas para projetos que tragam benefícios para comércio e serviços. Embora conscientes da necessidade de atenção à educação básica, a produção acadêmica, verificada com maestria nos artigos desta revista, também será um canal importante que disseminará o conhecimento científico. Mais do que aguardar a próxima década, vamos utilizar a inteligência das pessoas para construir nosso futuro, com muita competência, documentar isso – e zelar por essa memória.
Os 10 anos da revista representam muito pouco em relação ao que temos perdido para o descaso com a cultura no Brasil, mas a lembrança desses fatos é importante para mostrar o quanto nossa história e nosso conhecimento precisam ser preservados. Boa leitura a todos.
Dr. José Paulo da Rosa
Diretor Regional do Senac-RS