Qualicopa. SENAC-MT. Brasil

País: 
Brasil
BR
Alcance geográfico: 
Local
Fecha ejecución inicio: 
2009
Fecha ejecución fin: 
2010
Objetivos: 

Qualificar e preparar pessoas no município de Cuiabá e alguns municípios da Baixada Cuiabana, que tenham interesse em atuar em atividades de comércio de bens, serviços e turismo, com objetivo de capacitá-los para o evento da Copa do Mundo em Cuiabá no ano de 2014.

Población objetivo: 

Trabalhadores preferencialmente desempregados em busca de qualificação profissional que atendam aos pré-requisitos de idade e escolaridade exigidos pelos cursos.

Descripción: 

A nova forma de organização exige do trabalhador qualidades de natureza não apenas operacional como também conceitual. Exige-se do atual profissional desde a capacidade de ler e interpretar dados até a competência de trabalhar em grupo e assumir relações interpessoais.

Nos dias atuais, assegurar a qualidade da capacitação profissional relaciona-se à preparação dos indivíduos para qualificações úteis. Tal preocupação vale não somente para os ocupantes de empregos fixos, pois, a atual tendência é reduzir o número de trabalhos regulares, o que implica, em muitos casos, o esforço do trabalhador em gerar sua própria renda mediante a prestação autônoma de serviços. A Instituição participa desta parceria porque esta vem ao encontro dos nossos objetivos em oferecer à clientela, condições de empregabilidade e adquirir cidadania, proporcionando ao participante a sua formação como cidadão, participando e conhecendo seus direitos.

Factores clave: 
  • Acompanhamento sistemático da orientação pedagógica, através de avaliação do programa desenvolvido com objetivo de buscar subsídios que possam validar o projeto e melhorar seus conteúdos caso seja necessário reformulações.
  • Fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e SENAC
  • O planejamento das atividades educacionais foi realizado pela equipe, juntamente com os docentes, com foco nas necessidades do mercado, com objetivo de proporcionar eficiencia no trabalho a ser realizado.
  • As estratégias pedagógicas adotadas pelo SENAC, proporcionarão aos alunos a participação ativa no processo e condições de aprender a aprender, com avaliação contínua e sistemática voltada para a aprendizagem por competência.
  • Possibilita a melhoria na qualidade dos serviços prestados no comércio de bens, serviços e turismo no Estado de Mato Grosso
Resultados: 

Com o referido projeto serão qualificados profissionais através do desenvolvimento de competências necessárias para uma profissão visando a Copa do Mundo que será realizada no Brasil em 2014 e Cuiabá é uma das sedes para os jogos.

Muitos desses cursos contemplarão, na sua organização curricular, os idiomas Inglês e Espanhol, ambos voltados para as especificidades de cada profissão. Os cursos terão carga horária de 220 horas.

Com a Copa do Mundo de 2014, Mato Grosso e Cuiabá vão conceber e executar programas importantes para o crescimento e desenvolvimento do nosso estado.

Financiamiento: 
Governo do Estado através da SETECS (Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social).
Información de contacto: 
Web: http://www.mt.senac.br/