Programa Senac de Gratuidade (PSG) - SENAC. Brasil

País: 
Brasil
BR
Alcance geográfico: 
Regional
Fecha ejecución inicio: 
2009
Fecha ejecución fin: 
2013
Objetivos: 

O programa visa oferecer ações educacionais com custo zero à população brasileira de baixa renda.

Población objetivo: 
  • Jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho;
  • Pessoas que já atuam no mundo produtivo e desejam se requalificar para crescer profissionalmente;
  • demais brasileiros que necessitam gerar renda para abrir o próprio negócio ou atuar no mercado informal.
Descripción: 

Resultado de um acordo feito entre o Senac e o Governo Federal, el PSG oferece vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada (Jovem Aprendiz e Capacitações) e também Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Os alunos do Programa recebem material didático gratuito. Em muitas unidades, eles contam ainda com auxílio financeiro para alimentação, uniformes e locomoção até o curso. 

O PSG visa ao melhor aproveitamento do aluno nas competências oferecidas, buscando a eliminação de obstáculos a seu aprendizado.
Muitas vezes, é necessário ampliar a sua base de conhecimento para que ele possa acompanhar as aulas e manter-se motivado.

Também para suprir a falta de conhecimento necessário ao bom rendimento nas aulas, foram inseridos outros componentes na programação dos cursos. Se oferecem palestras, campanhas, visitas técnicas nas empresas e demais atividades extracurriculares que permitem ao aluno ter uma visão mais ampla e uma postura correta no mercado de trabalho. Além desses temas, são passados conhecimentos sobre qualidade de vida, saúde, meio ambiente, cidadania e até empreendedorismo.

A falta de dinheiro para alimentação e locomoção também podem levar ao desânimo e à evasão por parte do aluno. Para evitar essas dificuldades que impedem um rendimento eficiente nas aulas, muitas unidades do Senac realizaram parcerias que possibilitaram a complementação do ensino.

Factores clave: 
  • Internos: comprometimento de todas as escolas com a qualidade na execução do programa
  • Externos: bom acolhimento, por parte das empresas, de profissionais capacitados pelo Senac

A avaliação contínua e permanente do PSG é um compromisso do Senac para assegurar o sucesso do programa.

Evaluación: 

O programa resultou em 94% de satisfação dos seus clientes, o que demonstra sua seriedade e também eficácia. Além disso, geralmente o número de inscritos supera o número de vagas, o que sugere que o programa é avaliado pela sociedade como uma boa oportunidade.

As oportunidades do ensino gratuito despertaram em muitos alunos o desejo da continuidade dos estudos e a busca da graduação em concursos e faculdades públicas.

Resultados: 

Algumos datos:

  • mais de 420 mil alunos participaram a partir de 2009:
  • cerca de 110 mil pessoas foram contempladas com cursos de Aprendizagem; mais de 100 mil com cursos de Capacitação; e mais de 1. 300 com os de Aperfeiçoamento.
  • Dos cursos técnicos, foram contabilizadas cerca de 31.500 em Habilitação Técnica; quase 2.600 matrículas em Qualificação; e 257 em Especialização Técnica.
Financiamiento: 
Fundos de receita da contribuição compulsória. Em 2011, o Senac alocou 41,15% de sua receita compulsória líquida em cursos do PSG – mais de 6% acima da meta de 35% projetada para o exercício.
Información de contacto: 
http://www.senac.br/programas/programa-senac-de-gratuidade.aspx