Programa Pernambucano de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes - PPEVES. SENAC-PE. Brasil

País: 
Brasil
BR
Alcance geográfico: 
Local
Fecha ejecución inicio: 
2009
Fecha ejecución fin: 
2010
Objetivos: 

Inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade, voltado para a adoção de uma política de desenvolvimento da promoção do turismo sustentável e de proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual no turismo.

Población objetivo: 

Jovens, de 16 a 26 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade.

Descripción: 

O Programa foi idealizado pelo Instituto WCF-Brasil com recursos do Ministério do Turismo para a inclusão social de 240 jovens nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Olinda e Recife.

Foram realizadas ações educativas que vão desde, a vivência em sala de aula dos aspectos teórico-práticos da qualificação profissional a ser desenvolvida pelos adolescentes e jovens como também experiências em atividades extraclasse, como visitas a hotéis, pousadas e a participação em eventos e passeios turísticos. Também foram realizadas aulas vitrines que tiveram como objetivo de apresentar os alunos ao Trade Turístico local que foram realizadas nos quatro municípios.

A capacitação preparou profissionais em: atendente de lanchonete; auxiliar de cozinha; bartender; camareira; cumins (auxiliar de garçom) e gestor de pequenos hotéis e pousadas.

Factores clave: 
  • Para a garantia da qualificação profissional de qualidade o Instituto WCF buscou parceria com o SENAC-PE.
  • A mudança pessoal inicia-se a partir da motivação do sujeito.
  • O estímulo social é apenas uma das variáveis para esta mudança.
  • A promoção do turismo sustentável e de proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual no turismo, promove a melhoria da empregabilidade e da produtividade.
Evaluación: 

Em 2009, 74% dos capacitados foi inserido no mercado de trabalho. Em 2010, foi 80%.

Representa uma alternativa concreta de mudança de vida desses jovens e adolescentes, no entanto não se apresenta como a única solução.

Resultados: 

Em 2009, 193 jovens foram capacitados. Em 2010, foram treinados 300.

Financiamiento: 
Ministério do Turismo.
Información de contacto: 
SENAC-PE Av. Visconde de Suassuna, Nº 500 CEP 50050-540 - Santo Amaro - Recife - PE, Brasil Tel.: 0800 0811688 Fax: (55 81) 3413-6748 E-mail: [email protected] Web: http://www.pe.senac.br/ SENAC-DN Av. Ayrton Senna Nº 5555 CEP 22775-004 Rio de Janeiro - RJ, Brasil Tel.: (55 21) 2136-5555 Web: http://www.senac.br/