Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego –Pronatec. Brasil.

País: 
Brasil
BR
Alcance geográfico: 
Nacional
Fecha ejecución inicio: 
2011
Fecha ejecución fin: 
2014
Objetivos: 
  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
  • Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais.
  • Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
  • Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica.
  • Melhorar a qualidade do ensino médio.
Población objetivo: 
  • Trabalhadores.
  • Povos indígenas.
  • Comunidades quilombolas.
  • Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
  • Desempregados.
  • Pessoas com deficiências.
  • Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico.
  • Praças do Exército e da aeronáutica com baixa do serviço militar ou atiradores de tiro de guerra.
  • Estudantes matriculados no ensino medio das escolas públicas, inclusive na educação de jovens e adultos.
Descripción: 

Envolve um conjunto de iniciativas:

Expansão da Rede Federal A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada,  técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação. 

Programa Brasil Profissionalizado  - Destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal. 

Rede e-TecBrasil  - Oferece gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino. http://redeetec.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=1

Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem - Tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

FIES Técnico e Empresa - Financia cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho. http://pronatec.mec.gov.br/perguntas-frequentes/32-sobre-o-fies-tecnico

Bolsa - Formação - Oferece, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio (duração mínima de um ano) e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis (duração mínima de dois meses). http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/pronatec/416-temas/pronatec-comunicacoes/27054-bolsa-formacao-publico-alvo

Pronatec Copa na Empresa (2013-2014)- Parceria entre os Ministérios do Turismo e da Educação.  É destinado à qualificação de profissionais do setor de turismo, por demanda do empregador. As aulas poderão acontecer no próprio local de trabalho, na frequência e nos horários mais convenientes às empresas. A solicitação também pode ser feita por intermédio de instituições ou sindicatos do setor. São oferecidos 44 cursos profissionalizantes, gratuitos e presenciais.

O programa também disponibiliza capacitação nos idiomas inglês, espanhol, francês e libras (língua brasileira de sinais), para os profissionais que vão ter contato direto com os turistas. http://www.pronateccopa.turismo.gov.br/incompany.html

Pronatec Copa (2013-2014) - Estão abertas as matriculas para os cinco cursos disponíveis: recepcionista em meios de hospedagem, camareiro em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos.  Serão realizados nas instituições de ensino: SENAC, SENAI, SESI, SENAR, SEST, escolas públicas federais e estaduais  ou outras criadas pelos ofertantes como unidades remotas de ensino.  http://www.pronateccopa.turismo.gov.br/copa.html

Pessoas privadas de liberdade (2013-2014) -  Também, o PRONATEC  vai oferecer  90 mil bolsas, durante  2013 até 2014,  em cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional  a pessoas privadas de liberdade.  O  acordo vai atender pessoas que cumprem penas nos regimes aberto, semiaberto, fechado e de prisões provisórias, além daquelas que já cumpriram as penas previstas.  O acordo  de cooperação técnica foi assinado pelos Ministérios da Justiça e da Educação.  Como estímulo, a cada 12 horas de estudo, o detento terá um dia a menos de pena.

Factores clave: 
  • Oferta dos cursos gratuitos.
  • Formação de profesores para lidar com as peculiaridades da população. 
  • Incentivo da formação para trabalhar em atividades em relação ao Mundial.
Resultados: 
  • 176 escolas técnicas estaduais e 208 institutos federais de educaçao profissional construídos.
  • Desde 2011 até 2013 o Programa já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros.
  • Para 2013 estão previstos 2,3 milhões de vagas.
  • Até 2014, tem como meta oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores.
Financiamiento: 
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do “Sistema S” (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Información de contacto: 
PRONATEC Tel: 0800 61 61 61, Opção 8 E-mail: [email protected] Web: http://pronatec.mec.gov.br/