Parceria Sesc São José. SENAC-PR. Brasil

Entidad: 
País: 
Brasil
BR
Alcance geográfico: 
Local
Fecha ejecución inicio: 
2009
Objetivos: 

Ofertar cursos de capacitação profissional a adolescentes do ensino médio, pré-selecionados no programa de gratuidade do Sesc-PR, como um diferencial competitivo em sua formação profissional.

Población objetivo: 

Alunos do Ensino Médio

Descripción: 

O projeto pretende gerar um modelo educativo único de educação e empregabilidade.

Criado com uma rede de disciplinas que integram habilidades acadêmicas e ocupacionais, o programa educacional do Colégio São José visa expandir as oportunidades de carreiras dos alunos que possuem potencial e talento, permitindo que, independentemente de sua classe social, tenham acesso a um ensino de qualidade e, consequentemente, aumentem a sua competitividade no mercado de trabalho.

Por ser voltado às necessidades mercadológicas e empresariais, o programa permite aos alunos desenvolver competências e atuar no mercado de trabalho, bem como prestar o vestibular com segurança e dar continuidade aos estudos, se essa for sua escolha.           

Para o SESC, o caráter qualitativo em educação está relacionado ao projeto de desenvolvimento social e cultural da comunidade, com ações informativas e formativas, que ofereçam ao público experiências que ampliem o repertório estético, cultural, político, social, esportivo e tecnológico, priorizando a participação ativa do sujeito. Para que esse processo formativo ocorra e possa ser apropriado integralmente pelo sujeito, é fundamental que a educação seja mediada por instituições comprometidas com a transformação social dos indivíduos.

A gratuidade beneficia tanto os comerciários e seus dependentes, como também os estudantes da rede pública de Educação Básica, desde que sejam de baixa renda.

O projeto em questão pode e deve ser considerado educativo-social e utilizado para a inserção do SESC como pioneiro no desenvolvimento integral da pessoa menos favorecida, transformando-a e proporcionando o exercício de sua cidadania. Esse projeto pode ser incorporado na formação desde a Educação Infantil, por meio do Projeto SESC Educação como Referência (SER), sendo finalizado com a formação profissional pelo SENAC no Ensino Médio do Colégio SESC São José.

Pretende-se, portanto, formar profissionais que estejam aptos não apenas ao trabalho, mas também à liderança e, principalmente, a viver com autonomia.

Factores clave: 
  • Material didático desenvolvido com exclusividade para os cursos.
  • Desenvolvimento das atividades no contra-turno escolar, possibilitando maior aproveitamento dos estudos e reduzindo a situação de vulnerabilidade social.
  • Acompanhamento pedagógico de ambas as casas.
Resultados: 
  • Ampliação no nível de formação dos alunos.
  • Inserção do jovem no mundo do trabalho, aumentando sua competitividade e reduzindo a situação de vulnerabilidade social.
  • Em dezembro 2012, 219 alunos concluíram o ensino médio.
  • Aprovação de 141 alunos em vestibulares realizados em diversas instituições de ensino do país.
  • Dos aprovados, 34 estudantes se destacaram a partir da participação no Exame Nacional do
ensino médio (Enem) – contemplados com bolsas de estudo em instituições de ensino particulares, 17 com 100% de bolsa e outros 17, com 50%.
Financiamiento: 
Fundo próprio da instituição
Información de contacto: